

A Runner XC é a nova asa de paramotor da Sol para pilotos experientes em busca de conforto, velocidade e economia focados em voos longa.
A performance do Runner XC está ligada a um ganho de velocidade e o conforto para os longos voos. Em condições térmicas, seu comportamento estável proporciona segurança aliada a uma boa subida.
Para os pilotos que buscam voos mais longos com conforto e economia de combustível indicamos voar até o meio da faixa de peso. Para os que gostam de mais agilidade em detrimento ao consumo de conbustível indicamos voar próximo ao máximo do peso indicado.
Comparando com as outras asas de paramotor da Sol, podemos dizer que é a evolução da Flexus e Auster GT .
Projetado para pilotos já formados e com um mínimo de 80 horas de experiência.
A Runner tem uma configuração híbrida 3-4 linhas uma vez que somente tal arranjo permite total ajuste da geometria do perfil através da operação dos trimmers.
![]() |
Novas técnicas de construção: redução de peso, volume e arrasto (linhas de competição Vectran); |
![]() |
Duplo comando: curvas mais aberta e planas ou curvas mais inclinadas e de menor raio; |
![]() |
Tirantes: desenvolvido para a facilidade de manuseio; |
![]() |
Decolagem: Fácil inflagem em curto espaço; |
![]() |
Pouso: flair prolongado facilitando o momento de parada (Estoll) e menor impacto ao tocar o solo; |
![]() |
Uso da tecnologia Full Reflex diminuindo a possibilidade de colapsos; |
![]() |
Velocidade: aumento da velocidade em função da tecnologia Reflex |
A ´boca de tubarão` (PBP) proporciona maior aerodinâmica do velame e maior pressão interna em uma ampla gama de ângulos de ataque. O bordo de ataque é reforçado com talas (BT Technology), que melhoram significativamente a decolagem e protegem contra deformações durante voos de alta velocidade.
O novo sistema de tirantes fornece excelente controle em voo acelerado. Uma maior faixa de velocidade é obtida com o uso do acelerador e trimmers.
O Runner vem com sistema de duplo comando de pilotagem (2D Dual Control). No layout 2D, o controle principal tem uma linha auxiliar de direção orientada para os freios externos. Este sistema permite que o piloto controle diferentemente a ponta da asa e o centro da borda de fuga, ou ambos, assim os pilotos podem ajustar a progressão de puxar o borda de fuga para atender às suas preferências.
As linhas principais são com capas e as superiores e da galeria sem capa garantindo uma maior performance, combinação de diferentes tecidos dão durabilidade, leveza e estabilidade dimensional ao projeto, garantimos assim uma boa combinação em todo o conjunto.