GRUTA DE MAQUINÉ

GRUTA DA LAPINHA

Gruta Rei do Mato

HISTÓRIA DA GRUTA REI DO MATO

Os primeiros registros de exploração e de estudos nas cavernas da região começaram a partir de 1840, pelo dinamarquês Peter Wilhelm Lund. A Gruta Rei do Mato possui 998 metros de extensão, sendo 220 abertos à visitação pública. A Gruta Rei do Mato é considerada uma das mais belas grutas do país e considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia.

Nos salões da Gruta Rei do Mato há formações de estagmites, formas arredondadas que crescem a partir do chão e estalactites, formas pontiagudas que nascem a partir do teto. Em muitos momentos estas formações se encontram formando magníficas colunas.

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 25 de Agosto de 2009, com o intuito de proteger o sítio arquológico Gruta Rei do Mato, seus ecossistemas característicos de grande beleza, valorizando os patrimônios espeleológicos, arqueológicos e paleontológicos.

INFRAESTRUTURA DA GRUTA REI DO MATO

  • Estacionamento
  • Lanchonete e loja de artesanato
  • Sede Administrativa
  • Sanitários públicos, sala de exposição e auditório
  • Bilhereria, guarita, bancos para descanso, escadas, rampas de acesso

FUNCIONAMENTO

O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas com corrimão e é acompanhada por um guia local.

A visitação acontece todos os dias, das 9h às 16h

Valor do ingresso: R$25,00

Gruta Rei do Mato

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

Saindo de Belo Horizonte, são 70 km pelo BR-040, sentindo Brasília, entrando no primeiro acesso para 7 Lagoas realizar o retorno no trevo voltando para Belo Horizonte. A entrada para a Gruta Rei do Mato está logo após o retorno.

GOOGLE MAPS

Telefone: 31 3775-2695