GRUTA REI DO MATO

GRUTA DA LAPINHA

Gruta de Maquiné

HISTÓRIA DA GRUTA DE MAQUINÉ

É uma aventura subterrânea garantida  para os visitantes da Gruta de Maquiné, localizada na pacata cidade mineira de Cordisburgo, a 120km de Belo Horizonte. A Gruta de Maquiné foi descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sele salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho das águas durante milênios.

Também está inserida na Rota Lund, juntamente com as Grutas da Lapinha em Lagoa Santa e Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas.

Peter Wilhelm Lund, um cientista dinamarquês, considerado o pai da paleontologia foi quem realizou a exploração da Gruta de Maquiné, quase uma década depois de sua descoberta.

A Gruta de Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarãe Rosa por abrigar, ao longo de seus 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caberna. A área aberta para visitação possui aproximadamente 400 metros de extensão, estratégicamente iluminada, para realçar toda sua beleza.

INFRAESTRUTURA DA GRUTA DE MAQUINÉ

  • Estacionamento
  • Lanchonete e artesanato
  • Sanitários públicos
  • Bilhereria, guarita, bancos para descanso, escadas, rampas de acesso

Gruta de Maquiné

VISITA AO MUSEO DA GRUTA DE MAQUINÉ

Parada obrigatória, antes de entrar na Gruta de Maquine, o museo conta com dois andares de galerias de fotos, fósseis retirados do local e muita história para contar. O museo da Gruta de Maquiné foi construído na intenção de ensinar um pouco mais aos visitantes tudo que aconteceu no período de exploração.

Vale a pena passar pelo museo, pois muito do que será dito poderá ser apreciado de pertinho, como os esqueletos completos de alguns animais encontrados na região.

FUNCIONAMENTO

O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas com corrimão e é acompanhada por um guia local.

A visitação acontece todos os dias, das 8:30h às 16:30h

Valor do ingresso: R$25,00

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

Saindo de Belo Horizonte, são 93 km pelo BR-040, sentindo Brasília, depois mais 22 km até Cordisburgo ou 27 km até a Gruta de Maquiné. Clique no link abaixo para abrir direto no app.

Google Maps

Telefone: 31 3715-1078