GRUTA DE MAQUINÉ

GRUTA REI DO MATO

Gruta da Lapinha

HISTÓRIA DA GRUTA DA LAPINHA

O dinamarquês Peter Wilhelm Lund, conhecido como o pai da paleontologia brasileira, chegou em Lagoa Santa em 1835 e descobriu a Gruta da Lapinha. A Gruta da Lapinha é considerada uma das sete maravilhas da estrada real, situada no Parque do Sumidouro, tendo como caracerísticas principais as marcas de um rio subterrâneo.

A Gruta da Lapinha foi formada a partir de rochas calcárias formadas pelos restor marinhos do fundo do mar raso da bacia do rio das Velhas, de restor que foram acumulandos em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e aéreas.

A Gruta da Lapinha possui 511 mestros de extensão, dos quais 300 são abertos ao público, com 12 salões iluminados por led que deixam qualquer um impressionado.

INFRAESTRUTURA DA GRUTA DA LAPINHA

  • Estacionamento
  • Lanchonete e artesanato
  • Sanitários públicos
  • Bilhereria, guarita, bancos para descanso, escadas, rampas de acesso

VISITA AO MUSEO DA GRUTA DA LAPINHA

Gruta da Lapinha

Parada obrigatória, antes de entrar na Gruta da Lapinha. O museo da Gruta da Lapinha foi construído na intenção de ensinar um pouco mais aos visitantes tudo que aconteceu no período de exploração.

Gruta da Lapinha

FUNCIONAMENTO

O passeio pela gruta da Lapinha é feito por seguras passarelas com corrimão e é acompanhada por um guia local.

A visitação acontece todos os dias, das 8:30h às 17h

Valor do ingresso: R$25,00

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

Saindo de Belo Horizonte, seguir pela MG 10 sentido Lagoa Santa, no caminho para Serra do Cipó, entrar à esquerda para Gruta da Lapinha cerca de 7 km depois de Lagoa Santa e mais 5 km a´te a portaria da Gruta da Lapinha. Clique no link abaixo para abrir direto no app.

GOOGLE MAPS

Telefone: 31 3689-8592